Dicas de Saúde

O que comer na Praia? Nutricionistas dão dicas de lanchinhos saudáveis
Quando bate a fome na praia, opções não faltam na hora de escolher um lanchinho na barraca mais próxima. Açaí, milho verde, camarão, queijo coalho, amendoim, picolé, cerveja, caipirinha...Mas a gente sabe que a comilança pode resultar em alguns quilinhos a mais no fim das férias. Se sua intenção é chutar o balde, sinta-se à vontade. Mas se você quer mesmo é curtir o verão sem se preocupar com os quilinhos a mais depois, acredite, é possível cumprir essa missão sem neurose.Não, você não precisa levar suco detox, whey protein ou comer só clara de ovo na areia. É isso o que Bruna Burti, nutricionista clínica e esportiva, e Fernanda Granja, nutricionista clínica funcional, defendem. "A gente tem que trabalhar com a realidade. Não precisa ser tão xiita. Se a pessoa vai pouco a praia e quer curtir, não dá para deixar de comer tudo. Ela não precisa emagrecer nas férias, mas consegue manter o peso", explica Granja.
Com a ajuda das especialistas, tiramos as principais dúvidas para deixar a sua viagem mais leve, mas não menos saborosa!

Quais as opções mais saudáveis para escolher na barraquinha da praia?

Nem tudo o que é vendido na praia deve ser visto como vilão. As nutricionistas explicam que, para quem não quiser levar comida de casa, boas opções são o milho verde - claro que sem manteiga e quantidades exageradas de sal - e a água de coco. "Além de ser saborosa, ela [água de coco] possui poucas calorias, é rica em potássio, que auxilia na hidratação do corpo. A polpa do coco também é uma boa escolha, pois possui gorduras boas e ajuda bastante na saciedade", detalha Bruna.

Como escolher um açaí que seja nutritivo e saudável?

No mundo ideal, o aconselhado é consumir a polpa natural da fruta, sem xarope de guaraná e sem adição de açúcar, mas a gente sabe que nem sempre é fácil encontrar um desses na barraquinha de praia. Nesse caso, Fernanda aconselha a, pelo menos, fugir do açaí com gordura vegetal hidrogenada. Além disso, é preciso ficar atenta aos acompanhamentos. "Dê preferência para as frutas e granola sem açúcar", aconselha Bruna. E, só para lembrar, é claro que leite condensado e leite em pó estão fora dos toppings indicados.

Qual é a melhor opção para quem não abre mão de tomar um drink na areia?

"Toda vez que alguém me pergunta isso, minha resposta é: o que você bebe menos?", conta Fernanda. Isso porque, além de não ter nutrientes, toda bebida alcoólica é considerada uma "bomba" para o corpo pelo alto índice de açúcar e poder de desidratação do organismo.

Em relação às calorias, opções como saquê de arroz e gim são melhores que uma cerveja, por exemplo, mas, caso bata vontade de tomar um drink, o melhor é escolher o seu favorito - de preferência sem açúcar - e não exagerar na quantidade. E, só para lembrar, bebida alcoólica não foi feita para matar a sede. Deixe a garrafinha de água sempre por perto e não chute o balde nos carboidratos, como batata frita, como petiscos para acompanhamento.Qual é o maior vilão da praia (tanto de comida quanto de bebida)?

Se você apostou em porções com frituras, bebidas alcoólicas e refrigerantes, acertou! Por isso, se sua ideia é manter o peso no verão, melhor optar por substitutos. E quando a gente fala de vilão, caloria não é a única coisa que deve ser levada em consideração. Fique atenta aos alimentos vendidos em isopor e mal armazenados, para evitar o risco de intoxicação alimentar, e também na reutilização do óleo em diversas preparações de frituras. Afinal, ninguém quer pegar uma contaminação e voltar para casa mais cedo, né?

Quais dicas de lanchinhos você daria para quem quer levar uma marmita para a praia?

Sua marmita pode ter frutas, tomate cereja, cenourinha baby, filetinhos de pepino, ovinhos de codorna, castanha de caju, nozes, castanha do pará e amêndoas. O único cuidado é prestar atenção na hora de armazená-los. "Com o calor, os alimentos podem estragar, o ideal é levar estes lanchinhos em lancheiras térmicas", explica Bruna. Para se refrescar e manter-se hidratada, água com gás e limão e chá de hibisco geladinho com um pouco de canela são opções diuréticas que vão manter seu metabolismo acelerado.

Fonte: https://revistaglamour.globo.com/Beleza/Fitness-e-dieta/noticia/2017/12/o-que-comer-na-praia-nutricionistas-dao-dicas-de-lanchinhos-saudaveis.html


Links Utéis