Dicas de Saúde

Alimentação Saudável em Épocas de Crise

 

A falta de dinheiro devido à crise não é motivo para as famílias deixarem de ter uma alimentação boa, segundo algumas dietistas. Atualmente com alimentos extremamente caros, principalmente carnes e peixes, é preciso que nós saibamos como comprar os alimentos e atentar para cada detalhe fazendo com que tenhamos uma boa alimentação sem ter um grande peso no bolso. Uma boa dica é ressaltar a questão de que podemos diminuir os índices de carne vermelha que ingerimos diariamente, podemos equilibrar comprando carnes mais baratas como o frango, segundo algumas dietistas as pessoas estão tendo um consumo muito excessivo de proteínas, que vem das carnes. É também preferível que tenhamos um balanceamento de ovos e leguminosas, ao invés do consumo diário de carnes gordas no almoço e na janta. Outra dica é se nutrir de frutas da época, que são mais baratas e também aproveitar promoções e pesquisar o preço em relação a compra por quantidade. Quando se trata de frutos e produtos hortícolas, não parta do princípio que fresco é melhor. Comprando alimentos a granel, ou congelados ou enlatados, podem poupar muito dinheiro. Nos últimos anos, os métodos de conservação e congelação melhoraram dramaticamente, preservando assim a qualidade nutricional das frutas e dos legumes congelados. Independentemente de como são consumidos a partir da sua forma congelada, as frutas e verduras fornecem muitos benefícios nutricionais. Quando um alimento é um “orgânico certificado”, este termo refere-se aos métodos utilizados para fazer crescer ou produzir o alimento. Contrariamente às crenças de muitas pessoas, os alimentos orgânicos não oferecem benefícios nutricionais adicionais comparados com os seus homólogos não orgânicos, mas custam bastante mais. Tal como no caso das fontes de proteínas, comprar produtos menos processados é preferível. Prefira arroz (integral) às misturas que muitas vezes são apenas engenhosos truques de marketing que nada beneficiam a sua nutrição e saúde.É também uma boa ideia comprar pão, bolo-pão ou tortillas quando estão a preços mais acessíveis e congelá-los para comer mais tarde. O valor nutricional mantém-se praticamente inalterado por bastante tempo. Algo em que devemos mudar está relacionado também a questão dos nossos hábitos, principalmente quando o assunto é comer fora, almoçar fora, hábitos como esse garantem uma péssima alimentação e algo que pesa mais no bolso, outra coisa é em relação a pratos típicos, uma feijoada por exemplo, procure evitar o acréscimo de carnes gordas e caras, economize e não incremente pratos complexos e com ingredientes caros em épocas de crise. Seguindo estes passos e se conscientizando, você poderá ter uma economia consideravel.
Dicas Gerais
- Compre produtos de marca própria do hipermercado (ou marca branca)
- Compre produtos familiares e em pacotes grandes para poupar dinheiro e faça depois em casa pacotes individuais.
- Compre produtos em saldo ou em promoção e congele para consumir mais tarde.
- Não caia nas armadilhas dos hipermercados. Junto às caixas para pagar estão colocadas várias “ilhas” de produtos como pastilhas elásticas, gomas, doces, bolos, biscoitos, entre outros, que as pessoas são tentadas a comprar enquanto esperam na fila para pagar. Concentre-se na secção dos legumes e frutas frescos.
- Use cupons de descontos. Mas apenas para aqueles produtos que já consome normalmente, e não para produtos ricos em gorduras ou açúcares.
- Cozinhe em casa e evite sair para jantar.
- Mas se decidir sair para jantar fora, não se envergonhe e caso sobre muita comida, diga ao empregado para guardar e leve para casa.
- Substitua a carne por outras fontes proteicas de custo reduzido duas a três vezes por semana.

Fonte: A falta de dinheiro devido à crise não é motivo para as famílias deixarem de ter uma alimentação boa, segundo algumas dietistas.


Links Utéis