Dicas de Saúde

Nutritivos até o talo

Macarrão com molho de talos? Suco de casca de abacaxi? Farinha de semente de abóbora? Pode parecer estranho, mas essas receitas existem e são muito gostosas e saudáveis.

Por falta de acesso ás informações, por preconceito ou pela própria cultura, normalmente a parte desses alimentos são desperdiçados, ao passo que o aproveitamento integral dos mesmos, propicia uma maior economia doméstica e uma melhoria na qualidade da alimentação.

No momento do preparo de hortaliças e frutas há perda de aproximadamente 20 a 30%, incluindo cascas, folhas e talos. Podemos aproveitar o que geralmente vai para o lixo, como o talo, a semente e a casca de frutas e vegetais. Afinal, eles são ricos em vitaminas e fibras, podendo ter até 40 vezes mais nutrientes do que a próprio alimento.

Estima-se que 1/3 da produção mundial de alimentos sejam desperdiçados devido ás falhas no sistema de colheita, transporte e armazenamento.

No Brasil, toneladas de alimentos são jogados no lixo diariamente, o que torna esse lixo um dos mais ricos do mundo. Segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, estamos entre os dez países que mais desperdiçam comida.

Existem indícios de que temos um dos lixos mais nutritivos do planeta !!!

Mas, antes de começar a usá-las, adianto que é preciso caprichar na higienização, já que certas áreas tendem a ser mais exposto á agrotóxicos. Essa preocupação é menor se forem utilizados produtos orgânicos..

Para preservar o valor nutritivo, alguns cuidados são indispensáveis na hora do preparo de hortaliças e frutas, como por exemplo:

•   

 Lavar bem as hortaliças e frutas inteiras em água corrente. No caso de verduras, lave folha por folha e, para legumes e frutas, use uma escovinha.

 Coloque os alimentos em recipientes de vidro ou louça e deixe-os de molho em uma solução à base de hipoclorito de sódio, seguindo as instruções da embalagem.

 Ao descascá-las, não retire cascas grossas. Sempre que possível, cozinhe hortaliça ou fruta com casca, de preferência inteiras.

Cozinhe as hortaliças apenas o tempo para que fiquem macias, em pouca água até abrir fervura ou simplesmente refogue-as.

Mas vale a pena?

SEMENTES


Apesar de pequeninas, elas concentram elementos de peso. As sementes do maracujá e abóbora, por exemplo além de serem ricos em vitaminas e minerais, contém ômegas 3 e 6, ambos são essenciais para as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.

TALOS e FOLHAS

Vale a pena aproveitar os talos e folhas de alcachofra, brócolis, espinafre, couve-flor, beterraba, cenoura. Quem iria imaginar que a folha de beterraba é rica em vitaminas como A e C, Ferro e Cálcio. E a folha da couve-flor é a parte nobre do legume sendo rica em ferro e outros nutrientes. O talo do agrião é rico em vitamina C. Talo da salsinha é rico em vitamina C, ferro, potássio, cálcio e fósforo. Folha de cenoura é rica em vitamina A.

CASCAS

Aproveite as casas de frutas e tubérculos.  Um bom exemplo disso é a casca da laranja, que tem 40 vezes mais cálcio do que sua polpa.  Casca do mamão é rica em betacaroteno, proteínas, potássio, fósforo, vitamina C. Casca do melão contém quase 6 vezes mais cálcio e fósforo que a polpa da fruta.  Casca da banana é rica em vitamina A e C.

No link abaixo vocês encontraram sugestões de receitas á base de folhas, talos, cascas e sobras de alimentos. Um beijo

Torta de rúcula com mussarela

Biscoito com casca de limão

Farofa de casca de banana

Suco de abacaxi com brócolis e hortelã

Geleia de cascas de frutas

Cuscuz com folhas e talos

Arroz com talos de brócolis e cenoura

Macarrão enriquecido com folhas e talos

Fritada de batata com repolho e folhas de beterrabas







Fonte: https://criancabemnutrida.com/2015/02/25/nutritivos-ate-o-talo/


Links Utéis