Dicas de Saúde

Saúde da Mulher e Alimentação
Por: Le Manjue

A boa alimentação promove benefícios enormes para a saúde e isso ninguém discute. Além de melhorar aspectos cerebrais, como concentração, humor e atenção, uma dieta equilibrada está diretamente ligada à prevenção contra doenças crônicas, por exemplo, hipertensão, diabetes e dislipidemias. Entretanto poucas mulheres sabem que alguns problemas típicos de seu gênero também podem ser prevenidos com ajuda de alimentos adequados. Por conta disso, seguem algumas complicações que são comuns do universo feminino e que podem ser ajustadas com a alimentação, veja:

Osteoporose

O Ministério da Saúde informa que a osteoporose atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, sendo mais da metade mulheres, e 25% delas na pós-menopausa. O principal causador desse distúrbio é a deficiência de cálcio, nutriente responsável por calcificar os ossos. Para atingir as necessidades desse mineral pela alimentação, dê preferência aos vegetais folhosos verde-escuros e às sementes.

Endometriose

Caracterizada pelo crescimento do endométrio fora da cavidade uterina, a endometriose ainda não tem causas conhecidas e atinge cerca de seis milhões de brasileiras! Segundo estudos, as mulheres que consomem alimentos ricos em ômega-3 têm menor chance de serem diagnosticadas com endometriose. Além dos peixes como atum e salmão, outras ótimas fontes desse lipídeo são as oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas.

Enxaqueca

Aproximadamente 76% das brasileiras sofrem com algum tipo de dor de cabeça. Entre as principais causas estão estresse, má alimentação e alterações hormonais típicas do ciclo menstrual. Durante o período de TPM, o organismo das mulheres produz em excesso um grupo de hormônios responsáveis pelas dores articulares e musculares, cólicas e pela enxaqueca. As vitaminas do complexo B, presentes em vegetais, grãos integrais e sementes, podem ajudar na prevenção dessas crises, evitando alterações de sensibilidade do organismo.

Para isso, nada melhor do que uma alimentação equilibrada, de preferência, com alimentos orgânicos e que agreguem todos os nutrientes em quantidades adequadas! Procurar um especialista é uma ótima opção para realizar uma refeição saudável e equilibrada!

Fonte: http://lemanjue.com.br/saude-da-mulher-e-alimentacao/


Links Utéis