Dicas de Saúde

Cuidados com a alimentação no inverno
O inverno chegou e com o friozinho tudo muda. A maneira como a gente se veste fica diferente, pois precisamos tirar do armário os casacos, luvas e toucas. Para nos proteger do tempo gelado, procuramos fazer programas em locais fechados, normalmente, dentro de casa, com bons filmes e um cobertor de orelha bem quentinho.
Mas de todas as mudanças, uma das mais expressivas, com certeza, acontece na maneira como nos alimentamos. As comidas que ingerimos no inverno também podem ser fonte de calor, porém, existem muitas opções gordurosas e pouco saudáveis. Por isso, é preciso ficar atento e cuidar na hora de escolher os ingredientes que compõe a alimentação nessa época do ano.

Pensando nisso, preparamos um post especial que vai te ajudar a fazer as melhores escolhas de pratos para esse inverno!

Por que sentimos mais fome?
Nessa estação é comum as pessoas comentarem que sentem mais fome do que o normal. Isso não é coisa da sua cabeça, mas, sim, uma condição biológica muito comum.
De acordo com a nutricionista da Nossa Saúde, Camila Quadros, essa é uma resposta natural do nosso corpo à queda de temperaturas. “Essa sensação ocorre principalmente porque o organismo tenta equilibrar a temperatura corporal com o aumento do gasto energético”, explica.
É por isso que precisamos tomar cuidado, pois a nossa tendência natural é escolher alimentos ricos em gorduras e carboidratos simples, o que pode gerar ganho de peso indesejado.


Comidas de inverno saudáveis
Você pode até duvidar, mas é possível adaptar tudo para ser mais agradável mesmo em baixas temperaturas. Separamos algumas opções que vão te ajudar a manter um cardápio nutritivo e gostoso, que tem a cara do inverno! Confira a seguir:
– Sopas são quase uma unanimidade quando falamos em inverno. Podem ser compostas por vegetais diversos e carnes magras. São versáteis para almoço ou jantar;
– Mingau de aveia pode ser uma opção para um lanche da tarde ou mesmo para o café da manhã (experimente acrescentar banana picada ou canela em pó);
– Legumes refogados: com a chegada do inverno, é comum não sentir vontade de comer saladas. Por isso, não deixe de investir em legumes diversos ou, até mesmo, os folhosos como acelga, couve, espinafre, repolho e etc;
– Frutas: a dica é cozinhá-las para serem servidas quentinhas. Você pode usar maçã, banana e pera, por exemplo. Além disso, tem a opção de acrescentar aveia, granola ou canela para deixar ainda mais gosto.


Dicas para melhorar a imunidade
Com as baixas temperaturas, nosso organismo fica mais propenso a desenvolver doenças. Em função disso, a preocupação com a imunidade é muito válida. A boa notícia é que os alimentos podem te ajudar nisso. Separamos uma lista especial que vai te ajudar a reforçar a saúde, com escolhas saudáveis e nutritivas!
Vitamina C: muito encontrada em frutas como laranja, acerola, kiwi, abacaxi, goiaba e limão. É antioxidante e aumenta a resistência do organismo;
Vegetais verdes escuros: abuse de brócolis, couve e espinafre. São ricos em ácido fólico, que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo;
Alimentos ricos em zinco: ingira carnes magras, cereais integrais, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, castanhas e sementes. O zinco também atua fortalecendo o sistema imunológico;
Alimentos fontes de ômega 3: você vai encontrar esse nutriente no atum, salmão, sardinha, semente de chia e linhaça e no azeite de oliva. O ômega 3 é anti-inflamatório e, também, age fortalecendo o nosso sistema imunológico.

Fonte: https://www.nossasaude.com.br/dicas-de-saude/cuidados-com-a-alimentacao-no-inverno-2/

Fonte: https://www.nossasaude.com.br/dicas-de-saude/cuidados-com-a-alimentacao-no-inverno-2/


Links Utéis