Dicas de Saúde

Nutrição e Gastronomia: Mais prazer na sua alimentação!

 

Por Tatiane Godoi da Silva CRN3 - 20600

 

Você é o que você come! Esse é um dos ditados mais comuns entre os nutricionistas. Mas, cá entre nós, ninguém quer ser uma torradinha sem graça ou um bifinho grelhado sem sabor.

O homem primitivo comia simplesmente por instinto de sobrevivência, o homem civilizado possui espírito crítico, livre arbítrio, sendo muito mais difícil alcançar sua satisfação.

A nutrição vê o alimento como nutriente, indispensável a vida, promotor da saúde. Porém, as pessoas não degustam pílulas de nutrientes, nem dietas ou receitas escritas num papel.

O alimento significa muito mais do que nutrir o corpo. A gastronomia chega mostrando o alimento como prazer, felicidade, amor, lembranças, fraternidade, tradição, temperos, sabores e aromas.

E por que não valorizarmos nossos conhecimentos dietéticos sobre o alimento e, juntamente, investirmos nossos conhecimentos gastronômicos e de culinária para promoção de uma vida saudável e com prazer?

O prazer do bom paladar faz bem a alma e harmoniza as funções orgânicas. Se comer é uma necessidade, comer bem é uma arte!

A seguir, algumas dicas para uma alimentação com mais qualidade, saúde e prazer:

- abuse no uso das ervas: salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, erva doce, orégano e alecrim, pois, além de poucas calorias, esse temperos promovem  sabor e aromas inigualáveis;

- sente-se para fazer suas refeições. Faça do horário da refeição um momento de descontração, sente com a família, amigos, dê risada;

- aprecie cada garfada. Sinta o aroma, a textura, o sabor do alimento, coma com prazer e não por dever;

- vá para a cozinha! Mesmo não sabendo cozinhar nada, abra o armário, pegue o que gosta e invente; e

- organize sua mesa. Faça uma boa apresentação de tudo que for servir, use tigelas e toalhas bonitas. Uma mesa bem posta desperta o prazer de se alimentar.

Fonte: Você é o que você come! Esse é um dos ditados mais comuns entre os nutricionistas. Mas, cá entre nós, ninguém quer ser uma torradinha sem graça ou um bifinho grelhado sem sabor.


Links Utéis