Dicas de Saúde

Alimentação Escolar

 Por Gizela de Carvalho CRN3 19067 

Os hábitos saudáveis de alimentação devem ser incentivados desde criança, pois é nessa fase que ocorre o desenvolvimento cognitivo, motor e físico  através da necessidade de substâncias como as proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais contidas nos alimentos. Assim sendo, quando o consumo desses nutrientes é adequado, as crianças terão um melhor desempenho escolar e uma maior facilidade de assimilação dos conhecimentos.
 Nos últimos anos diversos institutos de pesquisa na área da nutrição vêm desenvolvendo estudos que comprovam que uma alimentação deficiente a qual não atente para o mínimo de vitaminas e nutrientes necessários prejudicam o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos na Escola. Os alimentos que ingerimos têm uma influência muito grande no bem estar do nosso corpo, sendo que muitas substâncias contidas neles ajudam a prevenir diversas doenças.
Baseado nisso, o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), mais conhecido como Merenda Escolar, foi implantado em 1955, pelo governo federal para garantir alimentação ao escolar dos alunos da educação infantil (creches e pré-escola) e do ensino fundamental, inclusive das escolas indígenas, matriculados em escolas públicas e filantrópicas. Seu objetivo é atender às necessidades nutricionais dos alunos durante a sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos estudantes, bem como a formação dos seus hábitos alimentares saudáveis.
Além dos resultados do PNAE, naturalmente heterogêneos, e de difícil fiscalização em nosso país continental, iniciativas regionais buscam melhorar a qualidade nutricional e o sabor da merenda escolar, tornando-a mais versátil através do uso de fontes regionais de alimentos, buscando maior aceitação por parte das crianças, sem aumento no custo e, ainda, estimulando a produção do local.
Vale ressaltar, que o PNAE é considerado  um dos maiores programas na área de Alimentação Escolar no mundo, pois é o único com atendimento universalizado.
Segundo a endocrinologista Ellen Simone Paiva (Centro Integrado de Terapia Nutricional) por ser diária e introduzida tão cedo na vida das crianças, a merenda escolar é uma das formas delas terem noções de alimentação saudável, cultivo e preparo de alimentos, e podem favorecer a formação de bons hábitos alimentares.
Enfim, a resolução do CFN n. 358, de 18 de maio de 2005 reforça a importância do nutricionista como profissional de saúde habilitado a assumir a Responsabildade Técnica do Programa de Alimentação Escolar, bem como para desenvolver projetos de educação alimentar e nutricional para os escolares, com conteúdo de alimentação e nutrição de forma a contribuir para a prática da alimentação saudável e segura.
Portanto, é justificada a preocupação em oferecer para os alunos na Escola uma alimentação equilibrada que contenha todos os nutrientes e vitaminas necessárias para o seu desenvolvimento como um todo e na prevenção de doenças, sendo que a participação das famílias é de vital importância para que se possa desenvolver uma nova geração de pessoas saudáveis e dispostas para continuar a construir a cada dia uma sociedade melhor.


Referências Bibliográficas:
http://www.fnde.gov.br/home/index.jsp-arquivo-alimentacao_escolar.html
http://www.portaldatransparencia.gov.br
http://www.portal.mec.gov.br//index.php=option=com_content&view= article&id=216&itemid=86
http://www.apoema.com.br/merenda.htm

 

 

Fonte: Os hábitos saudáveis de alimentação devem ser incentivados desde criança, pois é nessa fase que ocorre o desenvolvimento cognitivo, motor e físico através da necessidade de substâncias como as proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais


Links Utéis