Dicas de Saúde

Como montar uma tábua de Queijos Gourmet? Instruções aqui!
Quem mexeu no meu queijo? A mestre queijeira Débora Pereira e a consultora Cláudia Pixu, autora do Receber com Charme! Aqui, elas dão dicas para você montar sua tábua de queijos, mandar bem na harmonização e ser uma anfitriã de primeira!

QUAIS QUEIJOS ESCOLHER?

Bateu a dúvida ao escolher os queijos que vão compor sua tábua? Aposte em sabores de intensidades diferentes, como um tipo macio (brie ou camembert), um duro (pecorino ou parmesão), um semiduro (emmenthal ou provolone), um azul (roquefort ou gorgonzola) e também em opções de cabra e ovelha.

As sugestões da Débora são: três queijos feitos com leite de vaca, tipo o canastra (meia cura e muito suave), o tropeiro (curado com cinza vegetal) e o pont-l’évêque (cremoso, de casca lavada e aroma muito intenso); um queijo de cabra de mofo azul (como o Azul do Bosque -- eleito o melhor do Brasil*); e um queijo de ovelha (massa dura e sabor forte).

É DESIGN DE TÁBUA QUE VOCÊ QUER, @?

Na hora de apresentá-los, organize do mais suave para o mais intenso e sugira que seus amigos os experimentem nessa ordem. “Assim, eles evitam aquela sensação estranha de comer uma fruta depois de um brigadeiro, sabe?”, compara.

E AS QUANTIDADES?

Se sua ideia é servir apenas aperitivos durante a noite, o ideal é calcular cerca de 200 g de queijo por pessoa – e não se esqueça de colocar uma plaquinha para identificar cada sabor. É útil e bonito.

PARA ACOMPANHAR...

Solte a imaginação. Pães, torradas, azeites e vários tipos de nuts, como castanha e nozes, fazem a diferença. Para quem gosta de agridoce, quadradinhos de chocolate, mel, doce de leite e geleias são boas pedidas. E vale lembrar das frutas, como damasco, uva e figo.

“Entre um queijo e outro, neutralize o sabor comendo um pedacinho de maçã. Para que ela não oxide, coloque uma pitadinha de sal”, indica Débora. Pronto, é só servir.

PARA HARMONIZAR...

Sim, existe par perfeito para o seu queijo! O vinho tinto seco “amarra na boca” e vai bem com os tipos duros e semiduros, como gouda e gruyère – a regrinha também vale para o uísque. Vinhos doces, no estilo rosé, combinam com os tipos mais salgados, como roquefort e gorgonzola. Para quem ama cerveja, aposte em queijos intensos, como o pont-l’évêque. Agora, se o seu negócio é uma cachacinha branca, invista em opções cremosas, como brie e camembert.

Fonte: https://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/Gastronomia/noticia/2018/06/como-montar-uma-tabua-de-queijos-gourmet-instrucoes-aqui.html


Links Utéis