Dicas de Saúde

Ervas e temperos para reduzir o consumo de sal
O consumo de sal (cloreto de sódio) está cada vez maior, este excesso pode trazer sérios danos à saúde, como por exemplo a hipertensão e cálculo renal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sal seja de até 5g por dia, porém os brasileiros estão consumindo o dobro da quantidade recomendada.
Algumas medidas devem ser adotadas para diminuir esse consumo, como retirar o saleiro da mesa, diminuir o consumo de produtos industrializados e prontos para consumo, como nuggets, lasanhas congeladas e embutidos (salsicha, linguiça, presunto) e caldos prontos, e passar a utilizar mais temperos naturais.

o que são ervas aromáticas?

São plantas cujas folhas, talos ou raízes soltam aroma, podendo ser utilizadas para o preparo de alimentos, conferindo sabor e acentuando as características da preparação. Essas podem ser adquiridas em pó, frescas ou secas.

Ervas aromáticas e indicações de uso:

Orégano: Popularmente conhecido pelo seu uso em molhos de massas e em pizzas, o orégano pode ser utilizado para temperar legumes, carnes e alimentos salgados no geral.
Louro: O louro pode ser encontrado fresco, seco e também em pó. Muito utilizado para o tempero de feijão, feijoada, e pode ser utilizado para temperar também carnes, molhos e peixes.
Alecrim: O sabor do alecrim é inconfundível em um prato. Utilizado para fazer marinados, também pode ser usado em carnes, aves, batatas (assada ao forno ou gratinadas), molhos ou até mesmo em omeletes e legumes salteados.
Hortelã: Muito conhecido por ter em sua característica principal o frescor, pode ser utilizado em sucos e também em chás, patês, quibe e em sobremesas com a finalidade de oferecer sabor refrescante ao prato.
Manjericão: O manjericão é muito utilizado em molhos para massas como também em pizzas, carnes (peixes, aves e carne bovina) e pode ser utilizado para dar um toque a mais em omeletes e saladas.
Coentro: Muito utilizado no preparo de peixes ensopados, como a moqueca, confere um sabor bem característicos nas preparações como molhos, sopas, carnes e massas.
Salsinha: Erva aromática que combina com basicamente todos os pratos salgados, realça o sabor das preparações como carnes, legumes, sopas e molhos e também pode ser usada para decorar pratos.
Tomilho: O tomilho possui aroma semelhante ao orégano e pode ser usado na preparação de molhos escuros, temperos de carnes no geral e também em caldos caseiros de frango e de carne.
Sálvia: A sálvia é muito utilizada em chás por ser uma planta com propriedades medicinais, mas pode ser utilizada também para temperar carnes, ensopados, patês, sopas e molhos.
Cebolinha: Umas das ervas aromáticas mais conhecidas nas cozinhas brasileiras é utilizada junto com a salsinha no tempero de carnes de forma geral, molhos, omeletes e batatas. Também serve como decoração de pratos.
Endro: Pouco conhecido, confere sabor parecido ao da erva-doce, suas folhas e sementes são utilizadas no preparado de queijos, carne de porco, vinagrete, legumes, peixes e sobremesas.

Opções de temperos sem sal

Os condimentos e especiarias também são utilizados com objetivo de reduzir o sal nas preparações, intensificando e realçando o sabor. Veja a seguir outros temperos naturais e em quais preparações utilizá-los:
Cebola: A cebola pode ser utilizada em todas as preparações salgadas, seja ela crua, cozida, refogada ou frita. Combina com saladas, molhos, sopas, carnes, arroz, feijão, entre outros. Como a variedade de cebolas é grande, cada tipo vai acentuar mais o sabor do alimento.
Alho: O alho também é muito utilizado, as vezes junto com a cebola. Pode ser consumido refogado com outros ingredientes ou frito, ou até como complemento de algumas preparações, como macarrão à alho e óleo.
Pimenta: Encontramos a pimenta de várias formas no mercado, seja ela fresca, em pó ou em conserva. Quando usada de forma correta, dependendo do paladar, a ardência passa desapercebida. A pimenta-do-reino em pó, a mais conhecida, é utilizada em molhos, carnes, sopas e massas.
Gengibre: Por ser picante e também refrescante, o gengibre é usado em chás, sobremesas, molhos para frango e peixe, assim como em sucos.
Noz-Moscada: Muito utilizada em preparações que levam leite, carnes, sobremesas, panquecas e sopas.
Cravo: Essa especiaria é usada em preparações doces, em comidas típicas em festa junina (quentão e vinho quente), carnes em geral assadas, chás e sopas.
Cominho: O cominho tem um sabor inconfundível nas preparações, o seu uso é empregado em cozidos de carnes em geral, sopas, feijão e em molhos.
Canela: A canela pode ser encontrada tanto em pó quanto em pau, ou seja, em pedaços maiores. Está presente em muitas sobremesas, vinho e chocolate quente e também em carnes de porco.
Páprica e açafrão ou cúrcuma: Condimentos utilizados para a conferir cor nas preparações, como em sopas, arroz, molhos, carnes em forma geral.



Fonte: https://www.natue.com.br/natuelife/ervas-e-temperos-para-reduzir-o-consumo-de-sal.html


Links Utéis