Dicas de Saúde

Use as férias para melhorar os hábitos alimentares
As férias são uma oportunidade de ouro para estimular hábitos alimentares saudáveis nos seus filhos. Conheça algumas estratégias que podem transformar-se em rotinas diárias. Porque agora que está de férias, o tempo está do seu lado para melhorar os hábitos alimentares dos seus filhos.

Já não tem de passar no supermercado para ir buscar o take-away do dia. Pode ir mais cedo e comprar verduras, fruta da época, carne e peixe frescos. Se eles aprenderem que o frango não vem da embalagem de plástico mas que pode ser criado ao ar livre antes de chegar ao talho é o tipo de informação que os faz pensar na origem dos alimentos. Habitue-se também a ler os rótulos e partilhe os porquês das escolhas de compra mais saudáveis. Compre em menor quantidade para que tenha a oportunidade de repetir estas idas às compras. A longo prazo pode ser que ensinem estes hábitos alimentares aos filhos deles.

Cozinhar em casa não tem de ser uma atividade exclusiva dos progenitores. Um estudo da Universidade de Alberta, do Canadá, publicado na revista Public Health Nutrition concluiu que as crianças que ajudam os pais na cozinha têm preferência pelo consumo de frutas e legumes. Aproveite estes momentos preciosos para falar sobre o que são escolhas saudáveis na confeção dos pratos. Ensine-lhes que o azeite é uma gordura mais saudável do que a margarina. Também que o sal deve ser o menos refinado possível, como o sal marinho ou a flor de sal, ou que podem usar ervas aromáticas como tempero. Quando fizer um bolo reduza o açúcar da receita e use outras alternativas como a geleia de arroz ou o açúcar de coco para adoçar. Opte por receitas saudáveis, que deixem de lado a manteiga e que usem farinhas integrais. E deixe-os pôr a “mão na massa”, mesmo que a cozinha fique um bocadinho mais suja do que o habitual.

É a cara-metade de todo o trabalho de casa. Uma criança ativa terá maior probabilidade de ser saudável. Deve sobretudo estimular atividades que contribuam para o desenvolvimento de habilidades motoras. Já dos 6 aos 17 anos recomenda-se uma hora ou mais de atividade física diária, que não tem de ser de seguida, cronometrada como se fosse um atleta. O importante é escolher atividades que proporcionem prazer, sempre dentro das capacidades e limitações de cada um. Lembre-se que o foco deve ser gerar um sentimento de satisfação. Comece nas férias por ter novos hábitos alimentares que lhe vão fazer bem a si e a eles. Ande mais e prefira as escadas ao elevador (a não ser que more no 17º andar…). Sugira atividades e coloque as ideias num calendário. O calendário das férias! Pergunte-lhes o que é que eles gostam de fazer. Deixe-os marcar à vontade no calendário. Prefira atividades ao ar livre e de baixo custo que não exijam grandes equipamentos. Um passeio de bicicleta para um piquenique vai deixar memórias e quem sabe não está a começar uma tradição de família.



Fonte: https://rotasaude.lusiadas.pt/aproveite-as-ferias-habitos-alimentares/


Links Utéis