Dicas de Saúde

Farinha de banana verde emagrece e regula o intestino
A banana já se mostrou um verdadeiro coringa para quem busca uma alimentação saudável. De sabor adocicado, pode servir para adoçar receitas. Sua biomassa, feita com a fruta ainda verde, também pode engrossar caldos ou smooths. Sua versatilidade ainda abrange outro ingrediente importante: a farinha de banana verde.Segundo Fabiana A. Hoffmann Sardá, Dra. em Ciências dos Alimentos, a farinha de banana verde é rica em fibra alimentar, particularmente de amido resistente, e contribui para o bom funcionamento intestinal e controle da glicemia.

Um estudo conduzido por Fabiana sobre a farinha de banana verde mostrou que, testada em pessoas saudáveis e sem sobrepeso, este alimento contribuiu para a saciedade, ou seja, reduziu-se a quantidade de alimento ingerido na próxima refeição. "Entretanto, não se pode afirmar que proporciona redução de peso e sim que é um produto que pode auxiliar em menor ingestão energética”, explica a especialista.

O estudo mostrou ainda que, além de aumentar a sensação de saciedade e reduzir a fome, a farinha de banana verde pode reduzir indicadores de resistência à insulina. “Notamos que, no grupo que recebeu a farinha, houve aumento da sensibilidade à insulina. Isso é um sinal positivo, já que estudos sobre a diabetes tipo 2 apontam a diminuição da sensibilidade à insulina como um dos primeiros passos para o desenvolvimento da doença”, afirma Fabiana.

Farinha de banana verde na cozinha

A farinha de banana verde tem sabor neutro e pode ser adicionada sobre os alimentos, assim como a granola. Também pode ser utilizado no preparo de shakes. "Não há uma recomendação diária estabelecida. Mas testamos cerca de 8 g por dia e foram verificados os efeitos benéficos, sem efeitos adversos”, explica a especialista. Lembrando que o consumo em excesso de alimentos com muita fibra alimentar pode ocasionar flatulência e até diarreia.

Fabiana conta que a farinha é feita somente com a polpa da banana verde, dispensando-se a casca. O processo de secagem da fruta para obter uma farinha com alto conteúdo de amido resistente (cerca de 50%), no entanto, necessita de um aquecimento baixo e ser controlado em equipamentos próprios, por isso, é difícil produzir a farinha em casa.

Sendo assim, o ideal é comprar o produto pronto, mas é preciso ter cuidado. Fabiana avaliou 12 marcas presentes no mercado e concluiu que somente duas conservavam teores de amido resistente considerados adequados (50% a 60%), sendo que outras oito conservavam apenas 20%. “Só duas podiam ser chamadas de farinha de banana, porque as outras continham altíssimos teores de amido de milho. Portanto, fique atento à textura do produto quando abrir o pacote. Se ele tiver textura próxima à da maisena, desconfie”, alerta.

Fonte: http://arevistadamulher.com.br/dieta-e-nutricao/content/2447417-farinha-de-banana-verde-emagrece-e-regula-o-intestino


Links Utéis