Dicas de Saúde

Álcool e TPM: qual é a relação? Especialistas respondem
Toda mulher já sabe que o período que antecede a menstruação pode ser difícil devido aos sintomas de Tensão Pré-Menstrual (TPM). O alerta é que algumas substâncias podem tornar essas manifestações ainda mais severas, como o álcool.

O que é TPM?
TPM é o conjunto de sintomas causado por alterações hormonais que antecedem a menstruação. Ela surge nos cinco a dez dias anteriores ao sangramento, normalmente desaparecendo no primeiro dia do ciclo. Entre os sinais e sintomas mais comuns do período estão: Cólica, Inchaço, Alterações de humor, Fadiga, Dificuldade de concentração, Insônia, Apetite alterado, Acne, Sonolência, Dor de cabeça, etc.

Álcool e TPM: e agora?
Estudo publicado no British Medical Journal descobriu que os sintomas da TPM são mais severos em mulheres que tomam bebidas alcoólicas.
A pesquisa, elaborada por pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, envolveu mais de 47 mil participantes de oito países europeus.

Segundo a ginecologista Luciana Machado, especializada em ginecologia integrativa, a relação tem base em mecanismos fisiológicos. “Bebidas alcoólicas geram alterações dos níveis de hormônios esteroides sexuais e gonadotrofinas durante o ciclo menstrual”, afirma.
Ainda segundo ela, além de colaborar com a TPM, os efeitos do álcool neste período são mais intensos.

A ginecologista e obstetra Alyne Vieira, especializada em cosmetoginecologista, complementa que a bebida também interfere no modo de produção de substâncias químicas no cérebro, como serotonina e o ácido gama-aminobutírico (GABA), neurotransmissores que influenciam o bem-estar físico e mental.
Já o ginecologista e obstetra Antônio Pera, especializado em gestação de risco, se posiciona contrariamente ao afirmar que o álcool pode ser bom para TPM: “Algumas teorias dizem que a substância, em pequenas doses, diminui os efeitos da TPM. Contudo, esta abordagem não é um consenso”.
Apesar das controvérsias, de todo modo é indicado não exagerar na ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente no caso de mulheres que já possuam deficiência na ação da serotonina e do GABA. Na dúvida, converse com seu médico.


Fonte: https://www.ativosaude.com/saude-da-mulher/alcool-tpm/


Links Utéis