Dicas de Saúde

Novembro azul: Alimentação saudável auxilia na prevenção ao câncer de próstata
O câncer de próstata é a segunda maior causa de mortalidade por neoplasias entre a população masculina. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2016 já foram registradas mais de 61 mil novas ocorrências no Brasil. O que muitas pessoas não sabem é que o surgimento do câncer está aliado também aos hábitos alimentares.

O consumo de alguns alimentos associados à prática constante de exercícios físicos pode ajudar a precaver o surgimento da doença, mas a realização do exame de toque retal, pelo menos uma vez ao ano a partir dos 45 anos de idade é fundamental para detectar a doença nos estágios iniciais, aumentando as chances de cura.

“Uma dieta rica em alimentos in natura (frutas, legumes, verduras) ou alimentos minimamente processados (cereais integrais, feijões e outras leguminosas) é capaz de prevenir o surgimento do câncer. A recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções, ou seja, 400g por dia de vegetais, sendo duas porções de frutas e três de verduras e legumes. Cada porção equivale a uma quantidade aproximada que caiba na palma da mão (80 g), do produto picado ou inteiro”, conta Silvia Freaza, professora de nutrição da Unijorge.

Assim como uma alimentação balanceada previne o aparecimento de doenças, o consumo de enlatados, frituras, gorduras saturadas e açucares contribuem para o aparecimento do mesmo. “Uma dieta rica em gordura e alimentos ultra processados como salgadinhos de pacotes, preparações prontas para o consumo, bebidas açucaradas e afins, aumenta a incidência e o número de casos de câncer de próstata. O alto consumo de carne vermelha (mais rica em gordura saturada), também está associado ao surgimento de cânceres”, afirma a professora.

Conheça alguns alimentos que ajudam na prevenção:
Para a prevenção do câncer de próstata, recomenda-se o consumo de alimentos que contenham fotoquímicos, ou seja, componentes naturais encontrados nos alimentos com função antioxidante.
Tomate, mamão, cenoura, melancia e goiaba: atuam na proteção do câncer de próstata por ser rico em carotenoides e licopeno.
Brócolis: contém miricetina e um tipo de enxofre denominado “sulfurofano”, que atua nos danos celulares e desta forma fornece a proteção.
Chá verde: reduz as chances de desenvolvimento do câncer de próstata, possui propriedades como flavonóides, polifenóis e catequinas.
Linhaça e soja: controla a dosagem da testosterona, o que parece reduzir os riscos.
Azeite de oliva extra virgem: atua devido à presença de ácido oleico, que é uma substância anticancerígena.

Fonte: http://www.unijorge.edu.br/sala-de-imprensa/releases/novembro-azul-alimentacao-saudavel-auxilia-na-prevencao-ao-cancer-de/index.html


Links Utéis