Dicas de Saúde

Ano Novo = Alimentação Nova
Antes de buscar um passo a passo para, de fato, ter uma alimentação saudável, é preciso compreender o significado de alguns termos relacionados ao assunto. Alimentação saudável pode ser definida como a ingestão de todos os grupos de alimentos insubstituíveis e indispensáveis para o bom funcionamento do organismo na dieta diária, ou seja, água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais. Aqueles que tentam implementar uma dieta equilibrada devem ter em mente que nenhum alimento é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa alimentação. A única exceção é o leite materno, que propicia uma nutrição completa ao ser humano nos primeiros meses de vida.
1º PASSO: ESQUEÇA!
Sim, esqueça que terá um início e um fim. Dieta não tem data para acabar. Lembre-se que agora você está mudando a sua vida, os seus hábitos e a sua forma de viver e de pensar. Ela terá, sim, momentos diferentes, mas não um fim.

2º PASSO: ORDEM!
Coloque ordem na sua casa! Para levar uma vida mais saudável é necessário ter organização. Se você for uma pessoa desorganizada, dificilmente conseguirá organizar as suas refeições e na segunda semana já estará desistindo. Olhe ao seu redor. Avalie como está a sua vida, o seu quarto, o seu guarda roupa etc. O seu corpo é apenas um reflexo da bagunça interna e externa, da insatisfação, entre outros. Faça perguntas a si mesmo, como: “Por que estou assim?” “Onde eu gostaria de estar?” “O que eu quero fazer?” “Por que não estou fazendo o que realmente quero?” “Como quero estar daqui um mês, um ano, dez anos?” Procure estudar sobre organização e gestão de tempo e aplique todo o conhecimento adquirido.

3º PASSO: REGISTRE TUDO!
Faça um diário alimentar. Essa é uma ferramenta frequentemente solicitada por nutricionistas aos seus pacientes, pois por meio dela é possível identificar minúcias que, às vezes, acabam passando despercebidas na correria do dia a dia. Aqui, você poderá identificar o que está comendo e por que está comendo ou deixando de comer. Para isso, contudo, é preciso anotar tudo, até mesmo beliscos, balas e afins. Anote o alimento, a quantidade, o horário, a companhia e o sentimento naquele momento.

4º PASSO: RETIRE!
Essa parte vai doer, mas trará a ordem que o seu corpo precisa. Não coma por comer. Não coma tudo o que tem vontade, mas sim o que o seu corpo precisa. Se, ao anotar no seu diário, você observar estes alimentos em excesso, comece a tirá-los: refrigerantes (mesmo os zeros), sucos em pó, enlatados, embutidos, comida congelada, salgados, doces, guloseimas e produtos de padaria (farinha refinada, roscas, bolachas etc).

5º PASSO: ADICIONE!
Coloque comida de verdade na sua dieta. Alimentos pouco processados (verduras, frutas, iogurtes magros, cerais integrais, leites magros etc) são sempre bem-vindos!

6º PASSO: MOVA-SE!
Tire o corpo do sofá e movimente-se! Ao retirar o excesso de gorduras e de açúcares da alimentação e adicionar nutrientes, o seu corpo estará pronto para se movimentar. Não vá em lojas ou em farmácias a procura de suplementos milagrosos na tentativa de não ter esforço algum. Pegue esse dinheiro e pague um personal trainner para te ensinar o que é treino de verdade. E esqueça telefone e conversinhas durante o exercício. Não existe resultado sem esforço.

7º PASSO: BUSQUE!
Após todas essas mudanças, que podem parecer fáceis, mas não são, é hora de buscar a ajuda de um profissional nutricionista para adequar a sua alimentação à sua rotina de trabalho e ao seu treino. Ele te ajudará a começar um processo de educação nutricional, mostrando o caminho mais adequado para a sua realidade e para a sua necessidade. Não tente passar por toda essa mudança sozinho ou com a dieta de um amigo que não funcionará. Você apenas continuará dando voltas, distanciando-se cada vez mais da sua meta.

Seguindo esses sete passos, você poderá iniciar as mudanças que transformarão a sua vida, gerando muito mais prazer, saúde, energia, vitalidade e disposição. Em cada uma das fases é importante seguir sempre com consistência e com persistência. Se cair, levante-se e faça novamente, mas não desista, jamais.

Fonte: http://www.cemil.com.br/pratique-saude-artigo/6,Alimenta


Links Utéis