Dicas de Saúde

As vantagens de fazer exercícios no frio
Eu sei que no frio a vontade de ficar dormindo sem limites é simplesmente tentadora. Em algumas manhãs você deve até se perguntar se malhar no clima gelado faz bem à saúde. E eu te garanto que sim. Aliás, se você já trabalhou duro até aqui, não vai colocar tudo a perder por causa da temperatura, vai? Agora, se você é do time que ainda não começou a praticar exercícios físicos, vai perceber que essa pode ser a melhor hora de colocar em prática o projeto de manter seu corpo em dia. Os benefícios de malhar no frio são muitos e vamos te provar agora que é possível fugir do frio e começar a malhar já.

Você queima mais calorias no frio
E vou te explicar o porquê. Você já deve ter reparado que além da vontade de ficar debaixo das cobertas, no frio você tem muito mais vontade de comer aquelas comidinhas mais calóricas. E isso tem um motivo: seu metabolismo está mais rápido. E a vantagem está justamente aí. No frio temos a perda de temperatura corporal. Nosso corpo é praticamente obrigado a aumentar o metabolismo para que as células consumam mais energia e as transformem em calor para nos manter aquecidos. Se você começa a treinar no frio você usa essa vantagem do gasto calórico extra ao seu favor para reduzir gordura. O que exatamente acontece no corpo que irá te beneficiar? Os músculos se contraem durante o treino causando um gasto calórico elevado. Além disso, nosso organismo precisa manter ativos processos que consomem mais energia para “corrigir” a variação da temperatura mais amena. Claro, não se esqueça de aliar os exercícios a uma dieta balanceada. De nada adianta caprichar no treino e continuar ingerindo muitas calorias.

Reforça seu sistema imunológico
Um estudo publicado pela Universidade de Essex (Reino Unido) afirma que quando você se expõe ao frio praticando atividade física, os efeitos dos exercícios aumentam o número de leucócitos e granulócitos, responsáveis pelo funcionamento do sistema imunológico. Mas é preciso cuidados e limites. Se você pratica uma atividade que exige muito do seu corpo de forma prolongada e exposto a temperaturas excessivamente baixas o efeito é justamente o contrário, debilitando seu sistema imunológico. Nesse sentido, ao  fazer seu treino em casa você consegue fugir do frio e se beneficiar tomando as precauções que a baixa temperatura exige.

Melhora seu rendimento físico
Quando aliado a um pré-aquecimento, fugir do frio fazendo exercícios físicos te ajuda a melhorar seu rendimento. É importante investir em aquecimento antes de começar a prática para evitar lesões e problemas musculares. Como já falamos, seu corpo precisa se adaptar para passar pelas baixas temperaturas e se manter aquecido. Todo esse processo de adaptação faz com que seu corpo fique mais forte e, consequentemente, melhore sua capacidade em muitos aspectos. A sua capacidade cardíaca fica elevada, acontece um aumento dos litros de sangue e de ar por minuto. Outro benefício que é ocorre o crescimento das células musculares. Portanto, fazendo da atividade física uma prática constante no frio, seu corpo fica preparado para malhar nos dias gelados e enfrentar as condições diferentes trazendo benefícios para você durante o treino.

Melhora a qualidade do seu sono
E isso não está necessariamente associado a quantidade de horas que você dormiu por dia, mas sim a qualidade do seu sono. De acordo com um estudo publicado pela Mental Health and Physical Activity afirma que pessoas que praticam pelo menos 150 minutos de exercícios por semana tendem a dormir melhor e ficar mais alertas durante o dia. Apesar de bastante benéfico para o sono, uma dica é evitar os exercícios físicos duas horas antes de dormir. Os hormônios liberados durante o treino dificultam a chegada do sono, provocando o efeito contrário do que se deseja naquele momento. Opte por praticar exercícios antes disso, escolha o horário que mais se adapte a sua rotina e sinta nas suas próximas noites os benefícios do seu treino.

O treino pode ser mais confortável no frio
Você pode até sentir-se mais animado no calor, mas também transpira muito mais. Caso você esteja com sobrepeso e obesidade o suor é ainda maior, o que causa um certo incômodo na hora de malhar. No frio transpiramos menos, o que favorece um treino mais agradável.

Afasta a depressão
Durante a prática da atividade física liberamos substâncias químicas do cérebro, neurotransmissores, endocanabinóides e endorfinas, que ajudam a liberar aquela sensação de bem-estar. Então, fugir do frio fazendo exercícios é uma ótima pedida para afastar a depressão. Movimentar-se ajuda a afastar de vez o desânimo. Algumas pesquisas mostram que a endorfina é liberada de 24 a 48 horas depois do treino, portanto, se você pratica exercícios regularmente se beneficia e muito no frio quando nem sempre ficamos muito bem ou animados.

Você estará mais bem hidratado
Falamos sobre a sensação mais agradável de malhar no frio, pois transpiramos menos e é esse o motivo de estarmos mais bem hidratados. Com o suor perdemos uma quantidade razoável de água fazendo exercício físico, o que no verão pode ser um perigo e no inverno é o contrário, torna-se um benefício. Quando praticamos exercícios físicos aumentamos a capacidade do plasma no sangue que é composto por 90% por água.  

Fonte: https://www.exercicioemcasa.com.br/exercicios-no-frio/


Links Utéis