Dicas de Saúde

Dicas para curtir o inverno
Para muita gente, o Brasil pode ser exaltado como “um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Mas há quem fique esperando ansiosamente por um friozinho e por dicas para o inverno. Em qual grupo você está?

Se você adora as notícias de que massas de ar polar vão fazer a temperatura despencar no país, vai curtir as sugestões que separamos.Caso você esteja entre os que conta os dias para o calor voltar, também vamos dar algumas dicas para ter dias mais agradáveis no inverno.

Vem com a gente? Boa leitura!

Um festival gastronômico para chamar de seu.

Os amantes do frio encontram diferentes justificativas para explicar por que curtem o inverno e as temperaturas mais baixas. Há quem diga que é mais confortável sem o suor excessivo provocado pelo verão, por exemplo.

Mas se tem algo que suspeitamos ser unanimidade entre todos aqueles que fazem parte deste grupo é a gastronomia.

É claro que a gente tem a maior liberdade para cozinhar o que quiser, quando quiser, mas tem coisa que tem cara de receita de inverno e que só aparece quando a temperatura abaixa.

Dicas de receitas para o inverno

Por isso, nossa primeira dica é pesquisar receitas para o frio e fazer um festival gastronômico só seu e daqueles que moram com você.

Não precisa ser algo elaborado, um simples planejamento dos pratos que serão feitos para que sejam saboreados enquanto vocês aproveitam a companhia um do outro já basta.

Aqui vão algumas sugestões de receitas salgadas e doces que você pode testar:
- O famoso fondue, que pode ser feito com queijos ou com chocolate. Se você escolher a versão salgada, pode servi-lo dentro de um pão italiano e ir tirando umas lasquinhas para deixar a refeição mais completa;
- A velha conhecida e deliciosa canjiquinha;
- Macarrão com queijo gratinado (essa é ideal para você que ainda não se sente um masterchef);
- Missoshiro ou sopa de missô, da culinária japonesa, caso você queira sair do lugar comum;
- Caldo ou sopa de mandioca com carne ou sopa de mandioca com couve, caso você prefira pratos vegetarianos;
- Moqueca de banana da terra (caso você já se sinta um masterchef);
- Aquela canjica para adoçar a vida;
- Arroz doce com canela, se preferir ou simplesmente quiser variar;
- E bolinhos de chuva!
Bebidas de inverno

É certo que neste seu festival gastronômico não pode faltar as bebidas. Você pode simplesmente optar por bons vinhos ou outras bebidas destiladas que ajudam a aquecer o corpo.

Mas se você quiser liberar a criatividade e preparar bebidas para o inverno realmente deliciosas, atenção às sugestões:
- Chocolate quente cremoso porque, se não for cremoso, é só achocolatado quente, não é mesmo?
- Café com especiarias para dar um toque especial à bebida que já é tão comum no nosso dia a dia;
- Chás, infusões ou decocções, sobretudo se você prefere evitar a cafeína;
- Sidra quente que demora apenas cinco minutos para ficar pronta;
- E o quentão de abacaxi para curtir o frio sem passar frio.

Festa Junina? Tem, sim sinhô! (em casa)

E já que falamos em quentão, não poderíamos deixar de fora a Festa de São João, também conhecida como Festa Junina, que é uma paixão de muitos brasileiros.
Se você está se lamentando porque o novo coronavírus e o isolamento social vão impedir que as festanças e arraiás aconteçam, pega essa sugestão: seu próprio arraiá, em casa, com segurança. O que acha?

A gente sabe que não é a mesma coisa, mas temos um palpite de que você e sua família vão acabar curtindo a ideia de arrastar o sofá da sala e montar uma Festa Junina em casa.

Caso você queira dicas de inverno pensando na diversão e na gastronomia, vai encontrar tudo em um só lugar.

Baixou demais? Espante o frio do inverno

É, se você realmente é fã do clima de inverno pode querer ignorar essas dicas espantar o frio. Considerando que as temperaturas podem cair a ponto de, talvez, registrarmos novos recordes, não custa nada conferir o que temos a dizer.

Vale considerar também que até quem gosta de frio quer curtir se sentindo bem, sem deixar que o clima acabe se tornando algo desagradável, não é mesmo?

Para você que quer saber como se agasalhar, a principal dica é usar camadas de roupas.

Não precisa exagerar, mas tenha em mente que as camadas ajudam a segurar ou retardar a perda do calor do corpo. Se você optar logo por um casacão pesado, pode acabar não tendo o efeito desejado.

Tenha meias de lã para manter os pés quentinhos e, se sentir muito desconforto, não hesite em colocar luvas, um gorro e até um cachecol para se proteger melhor.

Para manter a casa mais quentinha, reduza as correntes de ar. Não as elimine ou, ao menos, permita que o ar circule de tempos em tempos para manter bactérias e outros microorganismos afastados.

Aposte em capaz de veludo, algodão ou lã para sofás e almofadas e tenha um cobertor bem felpudo para se aquecer durante a noite.

Ainda, lembre-se de que tomar sol e fazer exercícios são ótimas formas de manter a saúde em dia e aquecer o corpo. Para isso, você pode pegar dicas em nosso post sobre atividades físicas para fazer em casa.

Siga as dicas da vovó para não adoecer

A mudança de temperatura pode acabar provocando alguns problemas de saúde. Isso tende a acontecer porque, na ânsia de espantar o frio, muita gente mantém a casa (e outros ambientes) completamente fechada, impedindo que o ar se renove.

Além disso, o tempo seco e frio característicos do inverno costuma estar associado a diferentes doenças respiratórias.

Para evitar problemas, é importante manter uma alimentação balanceada, incluindo alimentos ricos em vitamina C na rotina.

Também vale se agasalhar bem, seja dentro de casa ou na rua, e manter o hábito de lavar as mãos com água e sabão ― ou usar o álcool em gel ― depois de tossir ou espirrar.

Sempre que possível, coloque seus agasalhos e cobertores no sol para eliminar ácaros e fungos. Por fim, aposte no aspirador de pó ou no pano úmido para limpar a poeira sem prejudicar os alérgicos da casa.

Pensando na diversão, na gastronomia e na saúde, é possível seguir diferentes dicas para o inverno e aproveitar ao máximo o clima ou lidar melhor com as baixas temperaturas.

Fonte: https://blog.obabox.com.br/dicas-para-curtir-o-inverno/


Links Utéis