Dicas de Saúde

Postura Profissional: dicas para não errar no ambiente corporativo
A etiqueta no ambiente de trabalho é uma peça chave para que um profissional possa se destacar e atingir bons níveis de performance e sucesso. Enquanto ela deve ser utilizada a seu favor, por muitas vezes, pode acabar prejudicando profissionais de grande potencial que, por não saberem a maneira ideal de se portar no ambiente corporativo, acabam sendo passados por outros colegas. É importante salientar que manter uma postura profissional funciona como o seu documento de identidade dentro de uma empresa.

Quando a imagem passada é positiva, as pessoas tendem a confiar mais em você e, com isso, suas chances de conquistar um cargo superior na hierarquia aumentam. Entrevistamos as psicólogas responsáveis pelo setor de RH do Grupo Formosa, Lorena Costa e Karina Quadros, que nos orientaram sobre o assunto para que não haja mais dúvidas e nem que nossos leitores cometam gafes no ambiente de trabalho.

Começamos aqui falando sobre os principais erros observados: intimidade excessiva, em que as pessoas costumam misturar o lado pessoal com o profissional; desrespeito com a hierarquia, atropelando os processos, não se referindo ao seu superior antes de implantar algum projeto, por exemplo; e fofocas e intrigas, ocasionando um ambiente de desconfiança e hostilidade, impactando diretamente na produtividade.

Manter o respeito
Respeitando esses pontos mencionados acima, meio caminho andado! Mas continuando a falar sobre postura, é importante verificar como você tem tratado seu chefe. Mantenha sempre o respeito e sem “puxar o saco”.

É importante, para isso, que as regras e normas da empresa sejam respeitadas, que você trabalhe com comprometimento, proatividade e, acima de tudo, respeitando a sua posição e do seu superior. “Um ambiente de trabalho positivo, com mecanismos que possam motivar os funcionários diariamente, ajuda a aumentar a produtividade, alcançar objetivos com mais assertividade e precisão dos resultados, além de manter uma equipe homogênea, mentalmente saudável, potencializando as competências de cada pessoa perante ao seu cargo”, contam as psicólogas.

Harmonia na postura
Mas, claramente, a postura sozinha não faz milagre é sempre necessário que haja um dinamismo, uma assiduidade, uma pontualidade, e obtenção de resultados satisfatórios para que o conjunto esteja em harmonia. “Trazer resultados, certamente, levarão a uma promoção, seja para um cargo superior ou aumento salarial”, completam.

Quer começar a mudança e não sabe como? Aí vai a dica das meninas: primeiramente, é importante se desenvolver profissionalmente na área de atuação, ficar atento às mudanças no mercado, as inovações, atualizar-se constantemente e focar nos seus objetivos, metas e visando resultados. Pronto para começar mais uma jornada e não errar mais?

Fonte: http://todaon.com.br/postura-profissional-dicas-para-nao-errar-no-ambiente-corporativo/


Links Utéis