Dicas de Saúde

Como promover um ambiente de trabalho saudável em sua empresa
Um líder com visão e esperança de construir uma cultura forte precisa acreditar que deve, primeiro, “servir” sua equipe para que ela seja o melhor que pode ser e produza resultados extraordinários.

Em muitos casos, um ambiente de trabalho saudável parece mais uma comunidade do que corporativo. Gestores e colegas se importam com o trabalho um do outro e demonstram compaixão quando algo dá errado. Além de ser melhor trabalhar em um lugar assim, o ambiente é importante para a moral do funcionário, trabalho em equipe e satisfação do cliente.

A professora de Gestão da Universidade de Wharton, Sigal Barsade, estudou profundamente ambientes de trabalho e cultura com foco em cultura emocional. Ela diz que o entendimento de emoções compartilhadas no trabalho tem um impacto importante nos resultados das empresas. O impacto de pertencer a uma comunidade amorosa e companheira, em um ambiente de trabalho invejável, é enorme. Colegas que confiam uns nos outros, que se comportam e pertencem ao mesmo sistema de valores e emoções, demonstrando dignidade e respeito mútuo são mais leais uns aos outros e à empresa e lealdade e senso de pertencimento impactam na produtividade da equipe, o que se traduz em resultados.

O ponto de partida para a construção de uma comunidade

Transformar uma cultura tóxica em uma comunidade amorosa e em um ambiente de trabalho saudável exige esforço monumental, mas é possível com líderes visionários que agem e servem de exemplo, exibindo os comportamentos desejados.

Conheça 3 pontos importantes para começar a transformação da sua empresa em direção de um ambiente de trabalho saudável.

1. Desenvolva relacionamentos sólidos
Atitudes de um líder: Para os líderes, isso significa passar tempo com seu pessoal sem querer ganhar nada com isso. Essa prática consiste em investir tempo em seus melhores funcionários e gestores para aprender quem eles são. Mas o foco não é tomar um cafezinho e compartilhar hobbies. Você deve compartilhar informações sobre você e sobre a empresa (transparência), mostrando que se importa com eles (empatia) e discutindo abertamente suas intenções. A frase “eu preciso lhe conhecer para lhe desenvolver” se aplica aqui. Então conheça as forças, paixões e dons da sua equipe para saber onde melhor aplicá-los.

2. Trabalhe colaborativamente com outros
Grandes líderes trabalham melhor com outros do que sozinhos, colaborando em conjunto com sua equipe em vez de separadamente. E replicam essa atitude para outros líderes.

3. Trabalhe com diversidade e ouça as pessoas
Bons líderes têm atitudes que celebram as diferenças e ganham com tudo que elas podem agregar ao negócio. Essa atitude tem como objetivo principal a construção de um ambiente saudável e produtivo para o trabalho, onde o fluxo e a diversidade de ideias são constantes e resultam em novas perspectivas que levam a resultados. Além disso, esses líderes se responsabilizam pela concretização dessa atitude. Eles medem os novos talentos que chegam à empresa, assim como aqueles que já fazem parte do quadro para promover as pessoas com igualdade.

Fazendo o Gol
O ponto aqui é que há imenso poder em um ambiente saudável de trabalho e em se conectar com as pessoas de modo autêntico.

Por quê?
Porque relacionamentos conduzem satisfação e performance. Somos programados para nos relacionar, sendo seres sociais. Quando a liderança e as atitudes de um líder abrem o caminho e dão o exemplo, a colaboração, produtividade, confiança e o moral da equipe atingem os mais altos patamares.

Fonte: https://www.siteware.com.br/blog/lideranca/ambiente-de-trabalho-saudavel/


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