Dicas de Saúde

Quarentena: 5 dicas para uma alimentação saudável em casa
Com a pandemia do coronavírus, nossas vidas mudaram de várias maneiras. Entre a rotina bagunçada e o isolamento social, nosso estilo de vida foi prejudicado. Com a quarentena, chega o sedentarismo, ansiedade, desanimo e má alimentação. Para retomar um estilo de vida saudável, uma boa dieta é indispensável. Afinal, a deficiência de nutrientes é um dos fatores que levam ao cansaço e estresse. Por outro lado, comidas saudáveis melhoram nossa imunidade, metabolismo e disposição.

A seguir, confira 5 dicas simples para você melhorar sua alimentação na quarentena:

1. Aproveite para descobrir!
Ao ficar mais tempo em casa, temos mais tempo para explorar o mundo da culinária. Aproveite a quarentena para pesquisar novas receitas, e provar novos ingredientes. Uma dieta variada é benéfica para o corpo e até para a mente, já que deixa o ato de cozinhar mais prazeroso. Outra vantagem é a flexibilidade de reutilizar alimentos para outros pratos. O arroz de ontem, por exemplo, pode virar um bolinho! Isso evita o desperdício — sem cansar o paladar.

2. Programe e cozinhe suas refeições
Por mais tentador que o Delivery seja, há um valor enorme em cozinhar a própria comida. Além de ser um momento de descanso, colocar a mão na massa é mais saudável e traz muito aprendizado sobre nutrição.
Por isso, separe um tempo da quarentena para preparar sua própria comida. Para não atrasar a rotina, defina horários para cozinhar e para comer. Se necessário, deixe alguns ingredientes preparados antes.

Esse planejamento economiza tempo e diminui a tentação de pedir sua refeição em aplicativos. Outra vantagem nessa organização é o balanceamento da sua dieta. Uma boa dica, por exemplo, é fazer um prato mais cheio no café da manhã, e um mais leve para a janta. Esse truque auxilia a manter o peso e também contribui para uma boa noite de sono.

3. Tenha um plano alimentar
A dieta ideal é rica em nutrientes, enquanto leva em conta sua saúde e estilo de vida. Por isso, o auxílio especializado é vital para uma alimentação saudável. Durante o isolamento social, muitos nutricionistas estão atendendo online. Através do site, é possível fazer avaliações e acessar conteúdos que batem com os resultados — tudo com curadoria de quem entende do assunto.

4. Higienize bem seus alimentos
A limpeza de nossas compras sempre foi importante. Agora, com o Covid-19, ela passa a ser essencial. Os alimentos merecem atenção especial ao voltar do mercado.  Uma dica valiosa é minimizar as idas ao mercado. Para isso, invista em alimentos não-perecíveis ou com longo prazo de validade. Também vale comprar itens extras para congelar em casa.

5. Respeite suas vontades, mas imponha limites
A comida é uma fonte de conforto e alívio. Por isso, em tempos de tensão, a tendência é comer mais — especialmente alimentos como doces e fast food. A pandemia é um caso especial, e extremo, que desencadeia preocupações a longo prazo. Por isso, o foco da sua dieta não deve colocar mais ansiedade no seu dia-a-dia. Ao invés de fiscalizar seu peso, por exemplo, foque na saúde física e mental que os nutrientes trazem.

Os pedidos por aplicativo e Delivery não estão proibidos, mas devem existir cuidados. Ter um limite de pedidos por mês, especialmente para os pouco saudáveis, é uma boa maneira de equilibrar a alimentação. Permita flexibilidade na sua cozinha, tendo uma boa dose de bom-senso em mente. Assim, o ato de comer fica mais leve e agradável em todas as refeições.

Fonte: https://www.ibrate.edu.br/alimentacao-saudavel-na-pandemia/


Links Utéis