Dicas de Saúde

Hábitos de higiene: confira as recomendações de um especialista

Existem diversas medidas que podemos adotar para prevenir doenças, tanto para não nos contaminarmos quanto para não disseminá-las para outras pessoas. Entre essas medidas estão os hábitos de higiene pessoais, e aqueles com objetos e ambientes. Essas práticas ajudam a prevenir o contato das pessoas com agentes patógenos, como vírus e bactérias. Também evitam a proliferação deles, bem como eliminam aqueles que já possam estar em contato conosco, seja depositado na pele, nas roupas ou superfícies. Como esses hábitos são fundamentais para garantir a saúde do indivíduo e das pessoas com quem ele tem contato, conversamos com o Dr. Eduardo Godinho, médico do trabalho da BRK Ambiental, para que ele falasse um pouco mais sobre essas boas práticas e o impacto que elas têm na prevenção de doenças. Continue lendo e confira as explicações do especialista!

O que são hábitos de higiene?

Os hábitos de higiene são todas as medidas, ações e práticas que adotamos com o intuito de evitar doenças e preservar a saúde. Eles são praticados rotineiramente, afinal, envolvem atividades de cuidado com objetos e o ambiente, como:

  • lavar utensílios de cozinha;
  • lavar e passar as roupas;
  • limpar a casa;
  • higienizar o carro;
  • cuidar dos calçados; entre outros.

Além dessas atividades, também adotamos hábitos de higiene pessoal no dia a dia, que são:

  • lavar as mãos;
  • tomar banho;
  • lavar os cabelos;
  • cortar as unhas;
  • escovar os dentes.

Esses são cuidados básicos e indispensáveis que garantem a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Qual a importância desses hábitos?

A pandemia da Covid-19 veio ressaltar a importância de cultivar bons hábitos de higiene. Isso porque a transmissão do coronavírus se dá, entre outras formas, por meio do contato da mão suja com os olhos, a boca ou o nariz, principais portas de entrada para o vírus no organismo.

O Dr. Eduardo Godinho explica que, “como medida preventiva, o mais importante seria lavar com água e sabão as mãos e o rosto a cada contato com outras pessoas e até mesmo quando, porventura, esfregar o nariz, olhos ou passar as mãos nos lábios e boca.”

Tudo isso porque o vírus causador da Covid-19, o Sars-CoV-2, é disseminado pelo ambiente e transferido de pessoa para pessoa por meio de gotículas de saliva. Sendo assim, bons hábitos de higiene evitam que esse fluido corporal seja espalhado pelas superfícies e tenha contato com indivíduos saudáveis.

Porém, diversas outras doenças podem ser disseminadas em função de hábitos de higiene ausentes ou praticados com pouca frequência, como:

  • gripes;
  • resfriados;
  • micoses;
  • inflamações oculares;
  • meningite;
  • hepatite.

Portanto, embora a pandemia do novo coronavírus tenha reforçado a importância de cultivar os hábitos de higiene, eles já eram necessários antes dela. Afinal, as gripes e resfriados, por exemplo, também são transmitidas de pessoa para pessoa por meio de secreções espalhadas pelo ar e por superfícies. É importante lembrar que, quando adotamos essas medidas preventivas, estamos evitando contrair uma doença ou transmitir para os demais. Então, trata-se de uma questão de saúde pública, onde o respeito ao coletivo deve imperar.

Quais são os principais hábitos de higiene?

Em relação à Covid-19, o especialista explica que “é importante lavar as mãos após qualquer contato nasal, na boca, nos olhos ou com terceiros, mesmo sendo do seu convívio”. Além disso, ele recomenda tomar banho sempre que tiver oportunidade, principalmente quando chegar da rua ou trabalho.

Também aponta a importância de higienizar a casa com água sanitária, porque esse produto é capaz de desinfetar as superfícies e eliminar o vírus. A mesma atenção deve ser dada aos alimentos, assim que chegarem das compras. Eles não podem ser armazenados no armário ou geladeira sem antes passarem por uma boa limpeza, porque existe o risco de contaminarem o que já está guardado. Há diferentes formas de fazer essa higienização, dependendo do tipo de alimento. Aqueles embalados podem ser higienizados com álcool 70%. Frutas e legumes que precisam ser descascados, como a laranja e a batata, podem ser lavados com 

água e sabão. Já as verduras devem ser mantidas de molho em água com água sanitária (checar as medidas recomendadas na embalagem do produto), ou uma solução específica para higienização de alimentos.

Medidas gerais de higiene

Perceba que as medidas preventivas para a Covid-19 também são válidas em diversos outros casos. Afinal, a higienização dos alimentos, por exemplo, também ajuda a prevenir as verminoses, que costumam afetar as pessoas pelo consumo de legumes, verduras e frutas contaminados.  Por isso, a seguir listamos alguns hábitos de higiene que são medidas preventivas em geral, evitando tanto o contágio pelo coronavírus quanto por outros micro-organismos patógenos. Veja!

Lavar as mãos:
Concordamos que estamos insistindo nessa prática, mas isso pelo fato de ela ser realmente muito importante para a prevenção de doenças. Este é um hábito que precisa ser ensinado e adquirido desde muito cedo, já que as crianças são mais suscetíveis a doenças em função do sistema imune do corpo ainda estar em desenvolvimento e também serem vetores de vírus e bactérias para pessoas mais velhas. O ideal é que as mãos sejam lavadas diversas vezes ao dia em situações como:

  • antes e depois de usar o banheiro;
  • antes de se alimentar;
  • após cumprimentar pessoas;
  • ao tocar objetos e superfícies coletivos;
  • antes e depois de ter contato com os olhos, boca ou nariz;
  • depois de manusear dinheiro;
  • caso cubra a face com elas para tossir ou espirrar (lembrando que o ideal é usar o cotovelo).

É válido ressaltar que, para lavar as mãos de forma satisfatória, apenas água não é suficiente. A higienização precisa ser complementada com um sabão e o processo deve durar cerca de 50 segundos para que o produto tenha tempo de agir e eliminar os micro-organismos.

Banho diário:

O corpo humano produz diversas secreções. Além delas, a pele se auto lubrifica com sua oleosidade. Sendo assim, naturalmente ficamos “sujos”, e isso é intensificado pelo contato que temos com impurezas ao longo do dia, como a poeira, poluição e os micro-organismos. Por isso, o banho diário é fundamental para garantir que todo o corpo esteja muito bem higienizado. Assim como acontece ao lavar as mãos, é preciso utilizar sabão. Apesar de não ser preciso lavá-los diariamente em alguns casos, não dá para se esquecer dos cabelos, afinal, o couro cabeludo produz oleosidade e os fios em si acumulam impurezas ao longo dos dias.

Trocar as roupas pessoais e de cama regularmente. Da mesma forma como a sujeira se deposita sobre a pele, ela também está nos tecidos. Assim, se utilizar a mesma peça mais de uma vez, especialmente quando sair de casa com ela, seu corpo poderá entrar em contato com as impurezas novamente. O ideal é que a roupa seja trocada diariamente, sendo também fundamental a troca das roupas de cama com frequência, principalmente se ela for dividida com outra pessoa. Lençol, fronhas e cobertores precisam ser higienizados porque ficamos muito tempo em contato com eles, o que leva a um acúmulo de umidade que favorece a proliferação de agentes patógenos.
A troca semanal é suficiente, desde que a cama seja utilizada apenas para dormir. Além disso, o ideal é que durante o dia ela seja recoberta por uma colcha, e que os travesseiros utilizados à noite estejam bem armazenados para que não haja contato constante com o ambiente.

Corte das unhas:

Unhas compridas levam ao acúmulo de impurezas e, consequentemente, agentes patógenos. Por isso, um dos hábitos de higiene é mantê-las bem aparadas e sempre limpas. Aliás, as unhas precisam de atenção também quando lavamos as mãos. No caso das mulheres que cultivam unhas longas, o ideal é ter um cuidado redobrado com elas, escovando embaixo para eliminar as impurezas. Lembrando que o hábito de roer as unhas é muito prejudicial, uma vez que você leva à boca as bactérias acumuladas pelos contatos com superfícies e objetos ao longo do dia. Portanto, prefira cortar utilizando um instrumento específico para isso.

Outros hábitos de higiene também fundamentais são:

  • escovar os dentes pelos menos duas vezes por dia;
  • cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ao espirrar;
  • usar lenços descartáveis;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal.

Fonte: https://blog.brkambiental.com.br/habitos-de-higiene/


Links Utéis