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Dicas para construir um bom ambiente de trabalho
Um ambiente de trabalho harmonioso é essencial para que os colaboradores de uma empresa trabalhem de forma colaborativa e desempenhem todo seu potencial, o que impacta totalmente nos resultados da organização. Para isso, é preciso que a gestão da companhia, juntamente com os supervisores de cada setor, haja de forma a construir uma atmosfera positiva.

Se você é dono do seu próprio negócio ou lidera uma equipe e não sabe o que fazer para contribuir para um bom ambiente de trabalho, continue a leitura e siga as dicas!

Como construir um bom ambiente de trabalho?A estrutura física de uma empresa é feita de tijolos, móveis, equipamentos, mas o ambiente de trabalho é feito por pessoas, são elas que constroem a relação que terão entre si. E, por mais que todos os que fazem parte da equipe contribuam para que esse ambiente seja positivo, são os gestores e supervisores que dão o tom, através da cultura da organização.

Uma empresa pode ter um ambiente mais informal ou formal, tudo depende do segmento e do que a gestão determina. De qualquer forma, é fato que uma atmosfera positiva contribui para mais produtividade e resultados mais satisfatórios. Veja, a seguir, dicas de como promover isso.

1 – Investir no fortalecimento do espírito de equipeUma equipe é formada por pessoas com perfis, personalidades e visões completamente diferentes umas das outras. Investir em medidas que transformem um grupo em time é muito importante para que o ambiente seja positivo, como, por exemplo, definindo metas a serem alcançadas em conjunto em vez de individuais e realizar periodicamente dinâmicas de team building.

2 – Reconhecer os esforços dos colaboradoresPor mais que seja obrigação dos colaboradores desempenharem bem as funções para as quais foram contratados, reconhecer os esforços é muito importante para mantê-los motivados a continuarem se dedicando e contribuir para um ambiente harmonioso.Esse reconhecimento pode acontecer de várias maneiras diferentes, como através de elogios, da eleição do chamado “funcionário do mês” e, até mesmo, do oferecimento de vantagens e bônus, como um adicional no salário, um presente ou o direito a tirar uma folga, são várias as possibilidades.

3 – Incentivar o trabalho colaborativoConforme mencionado anteriormente, a gestão é que dá o tom do ambiente de trabalho, se ele será de competição ou de trabalho colaborativo. Se a intenção é manter a equipe unida, isso pode ser feito através da definição de metas em conjunto, conforme mencionado na primeira dica, e, também, da postura do líder no dia a dia, incentivando que os colaboradores trabalhem juntos.

4 – Contratar pessoas felizesOs recrutadores costumam considerar uma série de requisitos ao selecionarem candidatos para vagas em uma empresa, o que geralmente inclui habilidades técnicas e pessoais. Se a intenção é manter um ambiente positivo, pode ser interessante incluir nessa lista que os candidatos demonstrem ter um temperamento amigável, o que não precisa significar ser extrovertido, apenas se mostrarem acessíveis e abertos.

5 – Confiar na equipe para delegar tarefasO microgerenciamento deve ser evitado quando a intenção é manter o ambiente leve. Afinal de contas, ter o chefe em cima quando se está realizando uma tarefa, cobrando resultados o tempo todo, acaba gerando um clima de tensão que pode se tornar generalizado, levando as pessoas a terem medo de inovar, o que é péssimo para o crescimento da equipe e da própria empresa.

6 – Dar feedbacks frequentes para incentivar o desenvolvimentoAs pessoas, de maneira geral, tendem a se relacionar bem umas com as outras quando sentem confiança e os feedbacks podem ajudar muito nisso. Os supervisores devem conversar constantemente com os colaboradores, apontando o que estão fazendo de positivo e o que podem aperfeiçoar para se tornarem ainda melhores. Essa comunicação aberta cria um poderoso laço de confiança e faz toda a diferença na convivência do dia a dia.

7 – Valorizar as pequenas vitóriasCada pequena vitória da equipe pode e deve ser comemorada, pois, quanto mais os pequenos passos forem valorizados, maior será a motivação para que a evolução continue. Um novo cliente conquistado, um obstáculo que foi vencido, tudo deve ser motivo para comemoração e a forma como isso irá acontecer não importa muito, pois o foco está no reconhecimento.

8 – Lidar positivamente com problemasPor melhor que seja o ambiente, é totalmente natural que problemas aconteçam. E o segredo para manter a harmonia é exatamente saber lidar positivamente com essas questões, mantendo sempre o foco nas soluções e nos ensinamentos que a experiência pode proporcionar. Manter a calma é a chave para conseguir isso e evitar que um clima de tensão se instaure e gere ainda mais problemas.

9 – Realizar confraternizações sempre que possívelUm ambiente de trabalho positivo também pode ser construído fora dele, através de confraternizações com a equipe. A empresa pode promover eventos ao final do ano e em alguma data especial, e incentivar os colaboradores a fazerem happy hours, o que pode acontecer nas suas instalações, fora do horário de trabalho.Poder conversar com os colegas sobre outros assuntos, sem a pressão dos horários e das tarefas a cumprir certamente irá contribuir para relacionamentos mais positivos e harmoniosos.

10 – Incentivar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoalPor fim, é importante considerar que pessoas estressadas e sobrecarregadas dificilmente conseguirão se relacionar de forma positiva no trabalho ou em qualquer lugar. Nesse sentido, vale a pena incentivar que os colaboradores prezem pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional, evitando, por exemplo, o excesso de horas-extras.
É claro que, em situações pontuais, é natural que o trabalho demande um pouco mais de atenção e surja a necessidade de que os colaboradores estiquem o horário do expediente. Entretanto, o objetivo deve ser sempre que sejam verdadeiramente exceções e não a regra. Colaboradores que têm uma vida equilibrada certamente irão se relacionar muito melhor uns com os outros, além de manterem um desempenho muito mais satisfatório.
Coloque essas dicas em prática e contribua para que a sua empresa seja um lugar agradável para seus funcionários. Quanto melhor eles se sentirem no trabalho, mais produtivos e dedicados serão.

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/dicas-para-construir-um-bom-ambiente-de-trabalho/


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