Você decidiu abrir uma loja online.
Provavelmente está empolgado e cheio de ideias, mas também um pouco intimidado.
Se está for sua primeira experiência com e-commerce, você não quer perder seu
valioso tempo e dinheiro em ferramentas e tarefas que não irão fazer a sua loja
funcionar da forma mais rápida, eficiente e econômica possível.
Então, vamos pelo começo e apresentar
um plano antes de abrir uma loja online. De acordo com artigo de Judith Kallos,
coach de negócios e consultora de WordPress, existem algumas questões básicas a
serem consideradas antes de começar a colocar a mão na massa.
Seja adicionar o
e-commerce a um site existente (como vender no WordPress com o WooCommerce) ou
configurar uma nova loja online do zero, um pouco de planejamento prévio poderá
fazer uma grande diferença para o sucesso de sua nova empresa.
1. Certifique-se de que seu produto ou serviço faz parte de um
nicho
As melhores ideias nascem
de passatempos, interesses e paixões, em que o proprietário da loja eletrônica
viu uma oportunidade porque ninguém mais estava presente nesse nicho
específico. Ou melhor ainda, eles sabiam, de fato, que, com muito trabalho e
dedicação, poderiam fazê-lo melhor!
Não subestime o poder do
nicho.
2. Pesquise sua concorrência
Antes de abrir uma loja
online, é melhor investigar a concorrência. Faça uma busca pela Internet
inserindo duas ou três palavras-chave ou frases que seus clientes-alvo
provavelmente usarão para encontrar os tipos de produtos ou serviços que você
pretende vender online. Em seguida, note as centenas de milhares (ou milhões)
de páginas já online fazendo o mesmo.
Se os números são
esmagadores, você precisará se tornar ainda mais de nicho ou planejar ser um
comerciante competitivo e agressivo - o que custará tanto em dinheiro quanto em
tempo.
Veja o que seus
concorrentes já estão fazendo com sucesso (note se há uma abertura para fazer
algo melhor) e como você pode integrar esses conceitos de uma maneira única ou
diferente.
3. Crie seu perfil de precificação
Você pode ser competitivo
e ainda obter lucro depois de levar tudo em consideração? Certifique-se de
incluir todos os seus custos para obter uma resposta: Certificado SSL,
hospedagem, plataforma, domínio, e-mail, temas, plugins, extensões,
complementos de módulos, taxas mensais, gateways de pagamento, taxas de
processamento de cartão de crédito, publicidade, inventário, material de
embalagem, etc.
4. Desenhe seu programa de envio
O processo de envio e
entrega dos produtos pode ajudar a criar ou a quebrar uma loja de comércio
eletrônico. Ao se preparar para abrir uma loja online, pergunte a si mesmo:
- Quais opções de transportadora você vai
oferecer?
- O produto será enviado de acordo com o
peso e a localização ou você irá trabalhar com taxa fixa?
- A sua fórmula de envio é baseada no tipo
de produto?
- E quanto a uma taxa de manuseio?
- Você estará enviando globalmente?
- Em caso afirmativo, quais procedimentos e
políticas alfandegárias você precisa considerar?
- O envio não deve ser um centro de lucro e
precisa ser razoável. A percepção de tarifas de transporte excessivamente
elevadas é uma das principais razões pelas quais os clientes abandonam
seus carrinhos de compras.
Existem ferramentas de
e-commerce no mercado que possuem opções de métodos de envio embutidos, ou
permitem que você adicione rapidamente suas preferências - desde o transporte
gratuito até a transportadora em tempo real e calculado.
5. Defina sua política de devolução
Isso precisa ser claro,
detalhado e prático, de modo que, se você tiver experiência de retorno, seus
clientes podem facilmente encontrar o que precisam e saber quais são os
critérios para que um retorno seja aceito.
6. Crie sua política de
privacidade.
Você deve ter uma política
visivelmente publicada que indique o que você faz com a informação do seu
cliente. Isso facilita a construção da confiança. Nunca coloque uma coisa nesta
política e depois faça outra. Seja honesto, direto e indique exatamente como
você gerenciará, distribuirá e usará informações do cliente.
7. Reforce sua política de segurança
Sua política de segurança
deve explicar o que você faz, em detalhes, para proteger as informações de
pagamento do seu cliente. Explique que você está em servidores seguros com SSL
e por quê. Você é protegido por um serviço de verificação de terceiros? Quanto
mais informações você puder fornecer, melhor para passar a confiança que seus
clientes precisam para que eles compartilhem seus dados sensíveis com você.
8. Garanta fotos dos produtos
Quando se trata de vender
online, os detalhes visuais podem fazer toda a diferença. Seus produtos devem
ter fotos de qualidade. Existem muitos recursos excelentes para aprender a
tirar as melhores fotos do produto.
Você também pode verificar
com seus fornecedores para ver se eles têm fotos que você pode usar.
9. Escreva as descrições dos produtos
As descrições genéricas
não são o suficiente, e nem as que são iguais às de todo mundo que vende a
mesma coisa que você. São necessários detalhes, tamanhos, cores e dimensões,
juntamente com alguns bons trocadilhos de marketing que fazem com que o cliente
potencial perceba que eles precisam, querem, devem ter esse item!
Você vai acessar e
organizar seus produtos você mesmo? Caso contrário, planeje contratar alguém
para criar uma planilha ou fazer a entrada de dados para você (a terceirização
pode ser sua melhor opção).
10. Desenvolva um plano de marketing e orçamento
Desenvolva um plano e
orçamento de tempo e de dinheiro para divulgar sua nova loja online. O que você
vai fazer para colocar o seu site "lá fora"? Não existe apenas
"construí-lo e eles virão" no mundo online - você terá sorte se você
for encontrado com essa abordagem. Sim, depois de abrir uma loja online, você
pode começar a promovê-la sem gastar um centavo.
Se você quer levar muitos
clientes de forma mais rápida para o seu site de comércio eletrônico, porém,
talvez seja necessário investir em algum marketing.
As campanhas de pagamento
por clique podem ser executadas desde algumas centenas a milhares de reais por
mês, dependendo da competitividade do seu mercado. Executar campanhas de
publicidade paga em mecanismos de busca e sites de redes sociais também exigirá
um tempo para testar e sintonizar.
Definitivamente vale a
pena gastar tempo descobrindo e brincando com todas as suas opções e, assim,
criar um plano de marketing sólido antes de abrir uma loja online.
11. Crie um plano de ação de atendimento ao cliente
Sua agenda precisará
incluir tempo para impressão, processamento e embalagem de pedidos. Isso por si
só pode demorar muito quando é feito corretamente. Além disso, se você fez um
trabalho digno de se espalhar a notícia sobre o seu site e-commerce, você
precisará orçar algum tempo para responder as perguntas de e-mail de clientes,
atualizações de status do pedido e a inserção dos detalhes de envio. Alguns
detalhes que você pode considerar antes de abrir uma loja online:
- Como você vai mandar aos clientes a
confirmação de envio desejada? Começar com um modelo de e-mail com
antecedência pode economizar tempo mais para frente.
- Como você vai lidar com perguntas ao
telefone? Você terá uma linha telefônica comercial separada?
12. Investigue opções de pagamento
Antes de abrir uma loja
online, você deve pensar em como vai receber o pagamento (um ponto um tanto
importante, não é mesmo?). Algumas plataformas oferecem soluções de pagamento
integrado. Você deve considerar as seguintes questões:
É recomendável rever todas
as suas opções e as taxas associadas.
Planeje-se para o sucesso
Faça um grande favor a seu
negócio à longo prazo e comece a criar e abrir seu próprio e-commerce depois de
passar pelas questões acima. Estes são os princípios básicos para te ajudar a
planejar antes de abrir sua loja online. Ter esses pontos resolvidos, podem te
ajudar na revisão dos recursos, temas, plugins e plataformas para saber quais
funcionam melhor para o seu conceito de e-commerce. Portanto, bom planejamento
e vendas online!
Fonte: https://canaltech.com.br/e-commerce/12-dicas-para-ajudar-a-planejar-sua-loja-online/